Sessão especial discute importância da água e possível privatização da Embasa

Uma sessão especial para discutir o tema “Água, um direito de todos – não à privatização” foi realizada na manhã desta quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal. A sessão foi proposta pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) e foi realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (SINDAE), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.

Segundo o vereador propositor do evento, a tentativa de privatização da Embasa por parte do governador Rui Costa fere a dignidade do povo baiano. “Nós corremos o risco de perder ou ter dificuldades de acesso à água. Operar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário é e deve continuar sendo dever do poder público”, disse.

Segundo Jhonatas, não se deve permitir que haja a mercantilização desse bem tão precioso que é a água. “Vamos lutar pela defesa do meio ambiente e contra a mercadorização da água, ou seja, transformar a água em fonte de lucro. Nosso desafio é que o debate público não sofra retrocesso. Água é um direito de todos”, frisou.

Participaram da sessão especial Grigório Maurício Rocha, coordenador geral do SINDAE; Luís Geovane Andrade Santana, representante da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Rogerio Costa Cedraz, presidente da Embasa, foi convidado para participar da sessão, mas não houve resposta.

Fonte: ASCOM/Feira

Foto: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.