Primeiro aeroporto para carros voadores é inaugurado no Reino Unido

A tecnologia que garante o funcionamento dos carros voadores, ou eVTOLs (sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical), está avançando cada vez mais – o que faz com que outros setores também comecem a investir na tendência. Com isso, começam a surgir os primeiros “vertiportos”.

A expressão (no inglês, vertport) é baseada no modelo de decolagem dessas novas aeronaves. O primeiro empreendimento desse tipo foi inaugurado nesta semana em Coventry, no Reino Unido. Apelidado de Vertiport Air-One, ele é destinado a carros e táxis voadores e drones de entrega autônomos, entre outras operações de logística, relata o portal News.Au.

Segundo Ricky Sandhu, fundador da Urban-Air Port, empresa que construiu o espaço, a inauguração representa um passo importante para a aviação urbana. “Este é o início de uma nova era do transporte, sem emissões de carbono e sem congestionamento dentro das cidades, que tornará as pessoas mais saudáveis, felizes e conectadas”, diz, em comunicado.

A entrega do vertiporto levou 15 meses, considerando desde o esboço do projeto até a inauguração. Para Sandhu, a unidade está definindo o padrão global, por ser o primeiro aeroporto para eVTOLs. Ele afirma que há mais lançamentos e modelos pela frente, com o crescimento da demanda.

Já há previsão para a instalação de vertiportos em Londres, West Midlands (Inglaterra) e Los Angeles (Estados Unidos), além de cidades na Austrália, Coréia do Sul, França, Alemanha e Escandinávia.

Fonte: Época Negócios

Foto: Reprodução/Air-One

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *