Prefeito avalia que ações na saúde atenuam problemas de cidades pequenas

O prefeito de Andaraí, na Chapada Diamantina, Wilson Cardoso (PSB), disse que a entrega da maternidade de Seabra, na mesma região, vai acelerar o atendimento e evitar baixas entre as mulheres. O equipamento também vai ajudar os municípios da Chapada, que têm dificuldade em gerir a saúde devido à deficiência financeira.

“A maioria dos municípios da Chapada é de pequeno porte, de 14, 15, 16 mil habitantes. A saúde é o maior problema para o gestor público, porque ele não tem o custeio. Quem banca a saúde é o próprio município. Não é como a educação que tem o Fundeb [Fundo para educação básica], que tem as receitas certinhas que você pode puxar”, disse Cardoso durante entrega da maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, nesta sexta-feira (2).

O prefeito também declarou que há ainda várias ações a serem feitas no setor, como a requalificação de unidades de saúde locais.

“Saúde é um problema de muitos e muitos anos. Por mais que você ofereça, [a pessoa] vai sempre char que é pouco. Os avanços são grandes, mas nós precisamos avançar ainda mais, reestruturar hospitais de municípios pequenos que precisam de apoio”, avaliou.

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Bruno Leite / Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *