Governo pede desocupação de Marina da Glória no RJ e ‘ameaça’ Bahia Marina

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), após multar e ordenar a desocupação da Marina da Glória no Rio de Janeiro, pode promover medidas semelhantes quanto a Bahia Marina, localizada no bairro do Comércio, em Salvador.

O Bahia Notícias obteve informação que a unidade central de Brasília vem ameaçando embargar o empreendimento, mesmo sem a conclusão dos cálculos para assinatura do contrato.

No Rio, conforme documentos obtidos pelo jornal O Globo, o governo concluiu que a empresa faz um uso irregular do imóvel, que pertence à União, multou a BR Marinas, dona da Marina da Glória, em R$ 19,4 milhões e pediu a desocupação do espaço na Zona Sul do Rio.

Conforme a publicação, um dos ofícios da SPU afirma que o espaço ocupado pela Marina da Glória é público e que tem finalidade de atender à população de um modo geral e que o imóvel está sendo gerido como se fosse propriedade privada, “desvirtuando a ideia de Marina pública, com livre circulação”.

Os planos do governo federal incluem realizar um leilão para mudar o controlador do espaço ou renovar o contrato com a BR Marinas sob novas regras.

MAIS MARINAS

Em agosto do ano passado, membros do Comitê Naútico de Salvador, entre eles o secretário de Cultura e Turismo do Município (Secult), Fábio Mota e a diretora da Bahia Marina e também membro titular do comitê, Leiliane Loureiro, se reuniram para discutir o projeto de regularização e instalação de novas marinas na cidade.

Na época, Mota justificou a plano e disse que Salvador tem hoje um déficit de três mil vagas de barcos, o que é um empecilho para o pleno desenvolvimento do turismo náutico.

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação / Bahia Marina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *