Governo fará ampliação de colégio estadual e outras obras em Terra Nova

Renovação e novas possibilidades à vista no horizonte dos jovens estudantes da rede estadual de ensino no município de Terra Nova, localizado a cerca de 80 quilômetros de Salvador. Nesta quinta-feira (17), o governador Rui Costa visitou o município e anunciou que o colégio estadual que leva o mesmo nome da cidade será ampliado e modernizado. Além do anúncio na educação, Terra Nova receberá melhorias nas áreas de infraestrutura e saúde.

“Faremos a ampliação e a requalificação da escola estadual, mas também percebemos que há uma escola municipal que precisa de investimentos. Vamos conversar com o prefeito e pedir que ele faça um projeto para que a gente possa ajudá-lo. Temos também obras de infraestrutura urbana e vamos apoiar o município para a recuperação da unidade que funcionou por muito tempo como um pequeno hospital, mas que o prefeito quer transformar em uma unidade de pronto-atendimento para estabilizar o paciente”, afirmou Rui sobre o conjunto de ações do Governo do Estado que serão executadas em Terra Nova.

Entre as intervenções previstas no colégio estadual estão a implantação de seis novas salas de aula, biblioteca, refeitório, auditório e a reforma, com cobertura, da quadra poliesportiva para atender os mais de 600 estudantes da unidade escolar.

Presente durante a visita do governador, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da obra para a ampliação da modalidade de ensino em tempo integral. “Terra Nova está no grupo de escolas que estamos ampliando e modernizando. Temos uma escola nova, bem cuidada, mas pequena para a educação em tempo integral. Será uma escola no padrão que estamos fazendo, com laboratório, biblioteca, campo society com pista de atletismo. É uma ação de aproximadamente R$ 7 milhões. Terra Nova merece isso”.

Na área de infraestrutura viária, Rui autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a iniciar o processo de licitação para recuperação e pavimentação asfáltica no trecho de 1,3 quilômetro entre a passagem urbana de Terra Nova e a localidade de Vila Paranaguá. A obra tem investimento estimado em cerca de R$ 1 milhão.

Também para a Vila Paranaguá e para o distrito de Canabrava, o governador autorizou convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura para pavimentação de ruas com paralelepípedo.

Saúde, segurança e agricultura familiar

Para reforçar a assistência à saúde no município, Rui anunciou a aquisição de equipamentos para o hospital municipal, para o centro de parto normal e para unidade básica de saúde da cidade. Além disso, entregou uma ambulância do tipo van para a prefeitura municipal.

Por meio de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e a prefeitura municipal, o governador autorizou a reforma do mercado municipal e entregou 50 barracas de feira livre a agricultores familiares de Terra Nova.

Antes de deixar a cidade, Rui autorizou mais um convênio, agora entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a prefeitura municipal, para a construção de uma nova delegacia territorial de Polícia Civil e também unidade de apoio para a Polícia Militar.

Fonte: Secom/Bahia

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.